Iogurte Natural
O iogurte natural além de ser uma excelente opção de lanche é também um ingrediente muito utilizado em diversas receitas. Com ele você poderá preparar Bolo de Iogurte, tortas, Molho para Salada, massas de pizza, pães e muitas outras receitas.
Também é possível trocar o Creme de Leite de algumas receitas pelo iogurte natural. Com isso, você economiza muitas calorias e sem comprometer o sabor e a textura da receita.
No mercado, geralmente encontramos apenas aquele copinho de iogurte natural pequeno de 170g que custa em média R$2,50 que pode encarecer bastante a receita e diminuir o consumo diário desse alimento tão nutritivo.
Sem contar que, o iogurte natural comprado no mercado é um produto industrializado e cheios de conservantes e muitos deles não são puros.
Na lista de ingredientes você poderá encontrar amido modificado, leite reconstituído entre outras coisas que você não quer na sua dieta.
Você paga mais caro por um alimento que muitas vezes nem é iogurte natural em sua forma pura. Somente o iogurte natural puro é de fato um alimento saudável.
Iogurte Natural Caseiro
Iogurte de verdade é feito à partir de leite e fermento lácteo é aí que entra a maravilha da culinária caseira, o iogurte caseiro!
Depois que você aprender como fazer iogurte natural em casa, você nunca mais irá precisar comprar iogurtes industrializados. E você poderá utilizá-lo em diversas receitas e consumir regularmente esse alimento funcional e delicioso.
Preparar iogurte natural em casa é muito fácil e você pode usar sua criatividade e usar seu iogurte de base para outros sabores de iogurte! Basta adicionar frutas e oleaginosas como morango, manga, banana, coco, nozes e o que mais sua imaginação mandar!
Você também poderá utilizá-lo para preparar aquele Smoothie delícia.
Ainda não sabe como preparar smoothies? Nós te ensinamos aqui: Receita de Smoothie.
Como o fermento lácteo é um ingrediente difícil de encontrar, utilizaremos na receita o iogurte natural comprado no mercado. Portanto é necessário que você escolha um iogurte puro que como explicamos lá em cima, leva apenas leite e fermento lácteo.
Marcas como Nestlé e Itambé utilizam apenas esses dois ingredientes e são perfeitos para iniciar seu iogurte caseiro. Depois disso você poderá utilizar seu próprio iogurte para continuar o processo e fazer quantas levas de iogurte você quiser.
Basta reservar o restinho do seu iogurte caseiro, cerca de 170g, para transformar outro litro de leite em iogurte natural.
Agora que você já conheceu as vantagens de preparar seu iogurte caseiro, vamos à receita!
Ingredientes
- 1 litro de leite integral (dê preferência ao leite fresco, é muito mais saudável)
- 1 copinho de iogurte natural (na composição deve constar apenas leite e fermento lácteo)
Instruções
Massa
- Se o leite que estiver utilizando for pasteurizado, você pode apenas aquecê-lo até a temperatura ideal (42º a 45º graus)
- Caso você não possua um termômetro em casa você pode utilizar a técnica da sensação térmica, sinta a temperatura do leite com o dedo indicador (devidamente higienizado) e quando conseguir contar 10 segundos com o dedo imerso no leite terá sua temperatura ideal para ação do fermento
- Coloque o leite morno na temperatura ideal em um pote de vidro e reserve cerca de 200ml para ajudar a dissolver o iogurte natural pronto
- Adicione o iogurte natural dissolvido ao restante do leite
- Tente manter a mistura nessa temperatura o maior tempo possível. Você poderá utilizar uma caixa térmica ou um isopor para manter a temperatura
- Outra opção é envolver o recipiente em um cobertor.
- Deixe o fermento agir por mais ou menos 8 horas ou até notar a formação do iogurte pela alteração de consistência que ficará mais cremosa
- Depois é só guardar na geladeira e está pronto para consumir
Nota
Se quiser seu iogurte mais cremoso como o iogurte grego, basta retirar o soro do iogurte.
Quando finalizar o processo de fermentação, você já poderá notar o soro ligeiramente separado do restante do iogurte.
Retire esse soro com a ajuda de uma colher. Se quiser um iogurte ainda mais cremoso, utilize um pano limpo com trama bem fechada e coe seu iogurte.
Esse processo pode demorar um pouco e você pode deixar que ele ocorra dentro da geladeira. Basta prender o pano na borda do pote de vidro com um elástico, coloque o iogurte e tampe. Aguarde a filtragem e está pronto!